quinta-feira, 19 de abril de 2007

Encurralado

Mais um episódio deprimente da heróica história americana ocupa a maior parte do espaço na mídia mundial.

Terrível 33 mortes. Não há palavras para isso.

No entanto várias discussões são levantadas nesse momento. motivadas pelo susto e pela dor dos acontecimentos uma sociedade hipócrita e individualista explode em debates acalorados. Porte de armas, valores familiares, exposição de violência na mídia. Tudo vem a tona.

Meu questionamento é : até que ponto essas discussões são realmente reflexo de uma mudança de percepção ou uma simples caça aos culpados. (desde que não sejam nós mesmos)

para mim, analisando o passado recente, esse fervor é momentâneo e unicamente motivado pelo choque visual e emocional do fato. Infelizmente não acredito que haverão profundas mudanças visando previnir esse tipo de situação. Para mim esses seres como o Chao desenvolvem obviamente um comportamento doentio. Mas na análise das causas, pelo menos pra mim q não sou especialista, eles são um reflexo brutal, sanguinário e terrível de uma sociedade baseada na exclusão, no medo, na violência e no individualismo.
Será que estamos REALMENTE dispostos a mudar nosso estilo de vida ?

No meio dessas discussões existe muita sujeira. Um lobby fortíssimo da indústria armamentista alimentado por um pensamento ignorante do que é defesa pessoal.

Agora com certeza vão surgir várias teorias sobre os porques e como evitar novos incidentes. Mas o fato é que esse não foi o primeiro e muito provavelmente não será o último.
Espero que não joguem uma pá de cal disfarçada de" problemas psiquiatricos" no assunto e realmente utilizem a experiência para mudar leis e mentes.
Somos todos agentes e vítimas desse tipo de crime quando alienamos as decisões e permitimos que velhos vícios e pensamentos da sociedade se perpetuem.

2 comentários:

Unknown disse...

meu... este foi o caso mais explícito da hipocrisia americana. O cara deixou um bilhete dizendo que foi obrigado a fazer isso e cita preconceito por parte dos americanos, playboys entre outros seres que atrás da tal popularidade academica acabam minando a vida das minorias, principalmente aqueles que fogem ao esteriótipo americanizado. Se o cara fosse iraquiano então.... tava fudido. Iam dizer e inventar ainda mais atrocidades. A sociedade americana está enlouquecida e com certeza haverá muitos casos similares até que se dêem conta disso....

Unknown disse...

Não é a primeira vez e certamente não será a última barbárie que acontece nos Estados Unidos. Todas do mesmo tipo: assassino em massa em escolas e faculdades.
Achar culpados e acabar com este tipo de crime será problemas dos americanos que se acham tão justos
e poderosos.
Problemas, eles têm de monte, só que mascaram todos.
Que DEUS amenize o sofrimento das famílias que perderam seu ente querido.